Segunda, 14 de Junho de 2021
89 999900379
Cidades Especial

Solenidade do Divino Espírito Santo é celebrada na Paróquia Nossa Senhora do Ó e Conceição

A homilia foi realizada pelo Pe. Edvaldo Barbosa que destaca a tradição que a Solenidade de Pentecostes tem em Valença, devotamente conhecida como “A Festa do Divino Espírito Santo”

24/05/2021 14h44
Por: Redação Fonte: PASCOM Paróquia
Solenidade do Divino Espírito Santo é celebrada na Paróquia Nossa Senhora do Ó e Conceição

Neste domingo 23 de maio, a Paróquia de Nossa Senhora do Ó e Conceição encerrou o Tríduo dedicado ao Divino Espírito Santo, celebrando a Solenidade de Pentecostes. A data festiva da Igreja faz parte da tradição valenciana e recorda a descida do Espírito Santo sobre a Virgem Maria e os Apóstolos.

A Missa Solene presidida pelo pároco Pe. Wanderley Moraes e concelebrada pelo Pe. Antônio Carlos, Pe. Edvaldo e Pe. Gil, auxiliados pelo Diácono Balbino e Francisco (postulante para o diaconato), teve número restrito de participantes por conta da pandemia, em virtude disso, a mesma foi transmitida pelo instagram da Paróquia para que mais fiéis pudessem acompanhar a celebração.

A homilia foi realizada pelo Pe. Edvaldo Barbosa que destaca a tradição que a Solenidade de Pentecostes tem em Valença, devotamente conhecida como “A Festa do Divino Espírito Santo”.

Pe. Edvaldo enfatiza que a Igreja hoje nasce pelo sopro do Espírito que dá a capacidade de criar, recriar e renovar todas as coisas.

“Neste tempo de pandemia muito temos que criar, renovar e nos readaptar, mas não fazemos isso com certeza sem o auxílio do Divino Espírito Santo, o dom criativo e criador de Deus em nós, por isso queridos irmãos, é preciso nosso empenho, nosso entusiasmo e alegria sem eles não podemos ser cristãos e cristãs criativos”, refletiu o sacerdote.

No fim da celebração os imperadores Ilana Reis e Victor Hugo fizeram um discurso emocionado, os mesmos estavam há dois anos encarregados de levar a imagem do Divino nos lares valencianos e região. Os imperadores agradeceram a confiança que lhes foi depositada e as portas abertas cheias de carinho e atenção que encontraram na missão.

Pe. Wanderley falou da gratidão em realizar o festejo do Divino, o sacerdote ressalta que já havia participado como convidado, mas que a emoção é diferente enquanto pároco a frente desta grande festa. O sacerdote agradeceu aos imperadores pela dedicação na missão, estendeu os agradecimentos as autoridades presentes, as pessoas que serviram durante todos os dias e a toda comunidade que participou.

NOVOS IMPERADORES

Após a Missa, os imperadores Ilana Reis e Victor Hugo juntamente com Pe. Wanderley e membros da Confraria levaram a imagem do Divino Espírito Santo para residência dos novos imperadores, que este ano será Dr. José Igreja e sua nora Ceciane Angelim Igreja.

Por conta da crise sanitária que limita a quantidade de fiéis nas celebrações, a Paróquia de Nossa Senhora do Ó e Conceição realizou três Missas Solenes na cidade, duas na Igreja Matriz e uma na Capela de Nossa Senhora do Carmo.