Quarta, 14 de Abril de 2021
89 999900379
Cidades Piauí

Gabinete Integrado informa ao ministro da Saúde falta de insumos para combate à COVID-19 no Piauí

Autoridades também dizem que "o Governo estadual relata taxa de ocupação de 100% nos leitos de UTI destinados ao tratamento de covid-19 em Teresina"

27/03/2021 19h12
Por: Redação Fonte: Rômulo Rocha
Gabinete Integrado informa ao ministro da Saúde falta de insumos para combate à COVID-19 no Piauí

O Gabinete Integrado de Acompanhamento da Epidemia de Covid-19 (Giac) enviou última sexta-feira (26) ao Ministério da Saúde quatro ofícios comunicando situações de desabastecimento de insumos como oxigênio medicinal e remédios do kit intubação no Rio Grande do Norte, Piauí, Pará e no município de Montes Claros (MG), informou a Secretaria de Comunicação Social da Procuradoria Geral da República.

Ainda segundo as informações oficiais, os documentos endereçados ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, pedem análise e adoção de providências urgentes para mitigar os problemas relatados. 

No caso do Piauí, informam, o Governo estadual relata taxa de ocupação de 100% nos leitos de UTI destinados ao tratamento de covid-19 em Teresina. Pede o envio imediato, em caráter emergencial, de 500 cilindros com capacidade de 10 m3, 250 reguladores de pressão para cilindros e 250 copos umidificadores, para evitar desabastecimento do insumo. 

Desde a semana passada, o Giac já enviou ao Ministério alertas similares requerendo medidas para evitar o colapso iminente do sistema de saúde por falta de oxigênio em Rondônia, Acre, Amapá e Mato Grosso.