Domingo, 07 de Março de 2021
89 999900379
Política Valença do Piauí

Vereador Kásio Gomes (SD) fala sobre tratamento dado aos vereadores Benoni José (PP) e Vanildo Castro (PP)

Kássio Gomes é Presidente da Comissão Agricultura, Indústria e Comércio e prometeu manter um excelente diálogo com a Secretária Regina Mateus de quem é próximo e tem grande admiração

13/02/2021 15h54 Atualizada há 3 semanas
Por: Redação Fonte: Ascom/vereador
Vereador Kásio Gomes (SD) fala sobre tratamento dado aos vereadores Benoni José (PP) e Vanildo Castro (PP)

O vereador Kássio Gomes (SD), na ultima sessão da câmara municipal de vereadores, informou que parabeniza e se sentia feliz, mas ao mesmo tempo triste com o tratamento dado aos vereadores Benoni José (PP) e Vanildo Castro (PP), pela atual gestão.

Segundo o parlamentar as Portarias que nomeia as Secretárias não seguiram o protocolo das demais portarias e questionou a sua efetiva validade jurídica já que eram originárias da Secretária de Governo, mas assinada pela Secretária de Administração o que deixa o que tornam os documentos questionáveis.

Nos dois casos a portaria de número 054 de 22 de janeiro de 2021 que nomeia a senhora Regina Mateus de Sousa, esposa do vereador Benoni José, para o cargo de Secretária Municipal de Agricultura e a de número 055 de 22 de janeiro de 2021 que nomeia a senhora Lilian Lopes Cavalcante, esposa do vereador Vanildo Castro (PP), para o cargo de Secretária de Cultura e Turismo, onde não consta a assinatura da Secretária de Governo e sim da Secretária de Administração demonstra uma grande descortesia e desrespeito aos parlamentares aliados, já que em todas as demais a Secretária assinou sem ressalvas. 

Para o vereador, isso mostra também que as querelas políticas continuam, mesmo depois dos resultados das eleições. Como se sabe o vereador Benoni José fez parte da gestão da prefeita Ceiça Dias e era um dos mais criticados pela atual Secretário de Governo, quando na época a senhora Regina Mateus exercia o cargo de Secretária de Obras do município, tendo realizado, dentro do que pode um grande trabalho, segundo Kássio Gomes.  

“Lamento que infelizmente ainda existam pessoas da atual gestão que não desceram dos palanques políticos a velha politicagem”, disse o vereador.

Kássio Gomes reforçou que não estava ali cobrando que atual Secretária assinasse a portaria já que ela mesma não quis, mas que houvesse a correção do documento. “Já que a Secretária de Governo que é subordinada ao Prefeito contraria a decisão do gestor ao não assinar, que ao menos o documento fosse oriundo direto do gabinete do Prefeito para ele assinar sozinho, sendo assim uma Portaria Gabinete e não uma Portaria SEC/GOV, pois até onde se sabe a Secretária de Administração não pode assinar um documento oriundo de outra Secretaria”. 

O vereador Devaldo Nunes em aparte tentou justificar dizendo que ela não assinou porque na época em que era vereadora criticava a nomeação de esposas de parlamentes para cargos de confiança na gestão. Mas Kássio Gomes rebateu dizendo que mesmo sem questionar a competência, aquela era uma justificativa falha, pois secretária também criticava a nomeação de parentes e mesmo assim não teve a mesma ação quando foi para assinar as portarias da cunhada, de tio e primos, para cargos, referendando as nomeações. O que fica no ar é que a não assinatura das portarias das novas secretárias e a consequente assinatura na dos próprios parentes por Íris Moreira, revela um clima de desentendimento interno.

O vereador Benoni José, em aparte, agradeceu a solidariedade do vereador Kássio Gomes e preferiu não tecer comentários sobre o assunto e a atitude da secretária que com certeza o deixou contrariado.

Kássio Gomes é Presidente da Comissão Agricultura, Indústria e Comércio e prometeu manter um excelente diálogo com a Secretária Regina Mateus de quem é próximo e tem grande admiração.