Segunda, 08 de Março de 2021
89 999900379
Educação Piauí

Vereador Kássio Gomes participa de discussão sobre a retomada de aulas presenciais nos municípios piauienses

Além do tema central foram discutidos na mesma audiência temas como nucleação de escolas, aplicação do novo Fundeb, transporte escolar, testes seletivos, concursos públicos, planos de carreiras, correta aplicação de carga horária, criação de sistemas próp

28/01/2021 23h48
Por: Redação Fonte: Ascom
Vereador Kássio Gomes participa de discussão sobre a retomada de aulas presenciais nos municípios piauienses

Na manhã do último dia 28, o professor Kássio Gomes - vereador do município de Valença do Piauí - integrou a Comitiva da UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Seccional Piauí, em audiência com o Tribunal de Contas do Estado (TCE/PI), Ministério Público (MPPI) e Associação Piauiense de Municípios (APPM) sobre as estratégias de retomada de aulas presenciais nos municípios piauienses.

Além do tema central foram discutidos na mesma audiência temas como nucleação de escolas, aplicação do novo Fundeb, transporte escolar, testes seletivos, concursos públicos, planos de carreiras, correta aplicação de carga horária, criação de sistemas próprios de ensino nos municípios, entre outros.

Os órgãos presentes reforçaram a necessidade de diálogo permanente entre as instituições e a consequente mobilização dos municípios para que a retomada das aulas sejam a mais segura possível, observando sempre as peculiaridades locais.

Na oportunidade, o professor Kássio Gomes, que foi Dirigente Municipal de Educação de Valença do Piauí e hoje exerce mandato de vereador, falou do desafio em tomar medidas drásticas, porém necessárias ao equilíbrio financeiro e seus reflexos no campo pedagógico a médio e longo prazo nos municípios.

A Promotora de Justiça, Drª Flávia Gomes Cordeiro, aproveitou a oportunidade para elogiar o ex-secretário Kássio Gomes por ter tido a coragem de enfrentar o problema é resolvê-lo.

“Professor Kássio quero parabenizá-lo por ter seguido as recomendações do Ministério Público do Piauí, principalmente no diz respeito a implantação da correta carga horária do magistério, pois esse trabalho se refletiu diretamente na preservação dos salários de professores e outros profissionais da educação e no princípio da economicidade tão necessário para futuro dos profissionais envolvidos.”.

Participaram da audiência pela UNDIME/PI, além da Presidente da instituição, Prof.ª Érica Graziela, Dirigente Municipal de Educação de Domingos Mourão, os diretores Prof.ª Toinha de Hugo Napoleão, Prof. Francisco Ferreira de Lagoa Alegre, Prof.ª Cleidimar Tavares, vereadora de Água Branca Piauí e o Prof. Kássio Gomes, vereador de Valença do Piauí.

Pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI) participaram o Dr Gilson e a Drª Caroline Leite, atual Chefe da Divisão de Fiscalização da Educação. O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) foi representado pela Drª Flávia Gomes Cordeiro, Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (CAODEC).

Da Associação Piauiense de Municípios estiveram presentes o Presidente da instituição, Prof. Paulo César, Prefeito de Francinópolis-PI, Wilney Moura, Prefeito de Santa Cruz dos Milagres e a Drª Uiana Coimbra, Procuradora da APPM.